terça-feira, 8 de outubro de 2013

Lago petrifica animais que tocam em suas águas


O lago Natron, situado ao norte da Tanzânia, tem uma característica mortal: os animais que tocam as suas águas acabam petrificados. Isso acontece por causa da composição química do lago, cuja água é alcalina (pH 9-10,5) e temperaturas de até 60ºC, conforme mostra essa matéria do Gizmodo.
Com exceção da tilápia alcalina (Alcolapia alcalica), adaptada às condições do lago Natron, nenhum animal sobrevive nessas águas. O lago reflete bastante a luz e os pássaros caem dentro do lago ao confundi-lo com o céu. A água alcalina faz com que os animais se calcifiquem e fiquem preservadas após mergulhar no lago, à medida que secam.
Nick Brandt, fotógrafo com experiência no oriente da África desde os anos 1990, descobriu aves e morcegos perfeitamente preservados numa de suas passagens pela região. A partir daí, ele decidiu transformar o registro fotográfico desse fenômeno em um livro.
A explicação para o nome do lago vem de natrão, composto natural de carbonato de sódio com bicarbonato de sódio. No lago, ele surge das cinzas vulcânicas acumuladas a partir do Grande Vale do Rift. Bastante interessante e assustador, né?