sábado, 17 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 12 - 30


Stock.xchng
12 - Gestor de direito da saúde


Por que é uma boa? Já bastante difundida nos Estados Unidos, a área do direito médico começa a ganhar maior espaço no Brasil devido ao aumento do acesso da população a planos privados de saúde. Mais gente quer dizer mais negociação entre consumidor, planos e hospitais. Esse profissional pode atuar no apoio a essas três esferas.

Perspectivas: Cargos de gerência em hospitais, de 6 000 a 20 000 reais.

Bom para quem: Administradores e advogados. Eventualmente, médicos podem migrar para a área.

Preparação: O conhecimento necessário para entrar nessa área está em cursos de pós-graduação, seja especialização ou MBA, que já garantem o conhecimento necessário.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 11 - 30


Divulgação
11 - Especialista em logística fluvial

Por que é uma boa? O fato de a região Norte do país concentrar a maior bacia hidrográfica do mundo favorece o transporte fluvial de passageiros e cargas, criando oportunidades para profissionais que trabalham no planejamento, na execução e na fiscalização do sistema de transporte hidroviário e em sua interligação com outros sistemas de transporte. O profissional vai atuar em hidrovias ou em empresas de transporte e navegação, de produção e turismo.

Perspectivas: Salários iniciais para tecnólogo entre 2 500 e 3 500 reais. Após cinco anos, o valor sobe para 7 000 a 8 000 para funções gerenciais.

Bom para quem: Profissionais com formação em logística, engenharia, administração e economia.

Preparação: É preciso ter conhecimentos em informática para trabalhar com bancos de dados e geografia. O Centro Universitário do Norte (Uninorte) oferece um curso de tecnologia de nível superior.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 10 - 30


Sean Gallup/Getty Images
10 - Gestor de eventos de entretenimento

Por que é uma boa? Eventos de entretenimento é uma indústria em expansão, acompanhando o aumento do poder de consumo. Por trás dos eventos, há uma enorme operação que necessita de profissionais para planejar, captar patrocínios, organizar e montar feiras, eventos esportivos, shows e peças de teatro.

Perspectivas: Demanda média, com salário de 6 000 a 12 000 reais.

Bom para quem: Profissionais das áreas de eventos, administração, marketing e hotelaria.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 9 - 30


Divulgação
9 - Designer de games

Por que é uma boa? Estima-se que a participação brasileira no mercado mundial de games seja de 2% em 2011, o que representa uma receita de 2 bilhões de reais. Há uma demanda por profissionais qualificados nas cerca de 100 empresas brasileiras do segmento. O mercado tem atraído grandes estúdios estrangeiros, como a Ubisoft, criadora do jogo Assassins Creed, e a Blizzard, criadora do Guitar Hero, ambas com escritórios no país.

Perspectivas: Por ser um mercado que ainda tem um baixo número de profissionais qualificados, os salários variam de 4 500 a 9 500 reais. Existe a possibilidade de ganhos maiores para profissionais mais criativos e tarimbados.

Bom para quem: Para formados em computação gráfica, ciência da computação, publicidade, arquitetura, desenho industrial e áreas afins.

Preparação: Por ser uma profissão multidisciplinar, é possível se especializar apenas em uma das disciplinas que são oferecidas por várias instituições de ensino, além da graduação e dos cursos de nível técnico superior.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 8 - 30


Arquivo
8 - Profissional de marketing para e-commerce

Por que é uma boa? No Brasil, a cada ano as vendas online crescem de 30% a 40%, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Por isso, profissionais habilitados a desenvolver e implementar estratégias para aumentar a exposição de marcas e produtos na internet e a criar canais eficientes de venda online estarão hipervalorizados.

Perspectivas: Demanda altíssima. A consultoria Michael Page faz atualmente uma média de dez posições por mês na área. Os salários variam de 6 000 até 18 000 reais.

Bom para quem: Profissionais de marketing, administradores, TI e interessados em inovação e novas tecnologias.

Preparação: Especializações nas áreas de marketing, TI e redes sociais.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 7 - 30


Arquivo/EXAME.com
7 - Profissional de ecorrelações


Por que é uma boa? Nos próximos anos, deve aumentar a pressão social para que empresas assumam maiores compromissos de responsabilidade socioambiental, exigindo mais das atuais áreas de sustentabilidade corporativa. O profissional de ecorrelações será o responsável por intermediar o relacionamento entre instituições, consumidores, comunidade, ambientalistas e organismos governamentais para avaliar o impacto ambiental das decisões de uma empresa.

Perspectivas: Os salários variam de 5 000 a 9 000 reais nos níveis técnicos. Para gestores, a remuneração parte de 12 000 reais.

Bom para quem: Engenheiros ambientais, ecologistas, administradores, profissionais de marketing e economistas.

Preparação: Como a função combina habilidades das profissões acima, os interessados devem buscar pós-graduação ou cursos de menor duração que lhes permitam adquirir os conhecimentos das outras áreas afins.

domingo, 11 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 6 - 30


Koichi Kamoshida/ Getty Images
6 - Especialista em inteligência artificial


Por que é uma boa? Com os avanços da robótica, crescem os investimentos no desenvolvimento de robôs e microrrobôs que desempenham funções como exames médicos invasivos, identificação de defeitos em tubulações e redes elétricas e substituição do homem em atividades perigosas.

Perspectivas: Os salários variam de 5 000 reais a 10 000 reais.

Bom para quem: Cientistas da computação, engenheiros da computação, analistas de sistemas.

Preparação: Especializar-se na área, por meio de graduação ou pós.