SÃO PAULO – O Brasil está sofrendo ataques do mesmo tipo de malware que recentemente infectou computadores no Vietnã, um cavalo de troia que se passa por atualização da Adobe.
De acordo com a Trend Micro, a ameaça é muito similar ao programa original, o que dificulta a ação dos antivírus. Uma vez instalado, ele passa a espionar a máquina e colaborar em ataques de negação de serviço.
A empresa identificou o malware como uma variante do cavalo de troia TROJ_FAYKDOBE.A que, quando instalado no sistema, passa a baixar arquivos maliciosos como o BKDR_VBBOT.AP, BKDR_VB.JHM e BKDR_VB.JGT, utilizados para se conectar a servidores remotos, enviar e permitir a entrada de outros invasores.
No Vietnã, o golpe foi utilizado para criar uma rede de computadores zumbis, destinada a espionagem e ataques de negação de serviço (DDoS). A Trend Micro empresa informou que já tem ferramentascapazes de detectar a ameaça.
Existem mentiras tão bem contadas que até mereciam ser verdade. É o caso de algumas montagens fabulosas encontradas na internet com trailers de filmes inventados por fãs (ou por gente que só queria zoar mesmo). Confira abaixo cinco dessas “homenagens” feitas por criativos e/ou desocupados usuários do YouTube.
Thundercats. Estrelando: Brad Pitt
Um elenco de fazer inveja a qualquer diretor hollywoodiano integra a versão em filme de um dos desenhos mais cultuados pelos geeks. Com Brad Pitt no papel de Lion e o gato Garfield como Snarf, o vídeo é tão bem feito que deixa até os fãs da série emocionados.
Titanic 2, o retorno de Jack
“Tem alguém vivo aí?”, gritavam os caras nos botes após a tragédia do Titanic. Tinha uma pessoa, mas ela não podia ouvir. Leonardo DiCaprio, no papel de Jack, estava congelado. Agora, quase cem anos depois, o rapaz é encontrado por uma expedição, revive e sai pelo mundo procurando seu amor, Rose.
Brokeback to the Future
Marty McFly e o doutor Emmett Brown eram apenas amigos? Este trailer revelador volta às cenas clássicas de “De Volta para o Futuro” para mostrar que havia muito mais entre os dois. A suposta relação homossexual recebe até uma trilha sonora especial, com o violãozinho dos caubóis de “O Segredo de Brokeback Mountain”.
Zelda em filme?
Quer uma pegadinha de primeiro de abril bem feita? Pegue um dos jogos mais adorados por uma geração inteira de gamers. Recrute atores para encenar um roteiro fiel à história contada nos consoles. Adicione efeitos ao estilo de “O Senhor dos Anéis”. Pronto, o IGN conseguiu deixar milhares de fãs babando de vontade de ver isso no cinema.
Transformers 3(clique para ver o vídeo)
Enquanto alguns trailers falsos causam expectativas frustradas, outros provocam revolta. Este vídeo tem mais de 500 mil visualizações no YouTube – e quase o mesmo número de xingamentos de fãs da série nos comentários. Tente ser mais realista da próxima vez, amigo editor.
Antes de estranhar o formato quadradinho, que lembra uma tetra-pak, preste atenção nos detalhes.
A boca foi colocada em um canto, o que facilita para quem quer tomar direto do gargalo – e a quantidade de refrigerante dentro continua a mesma.
No entanto, essas garrafas transformam a estrutura curvilínea da Coca-Cola (e da maioria dos refrigerantes) em cúbicas, permitindo um ganho de espaço em armazenamento em transporte.
Sendo 25% mais “magras” do que a garrafa comum, elas acabam sendo 27% mais eficientes – já que todo o transporte, inclusive para a reciclagem, é mais fácil. Ela é 100% feita de subprodutos da cana de açúcar (nada de petróleo) e, ao ser amassada, fica 66% menor que as garrafas normais (ou seja, cabem mais garrafas no veículo de coleta).
Todas as medidas da nova garrafa também foram pensadas para se encaixarem nas máquinas de venda de refrigerante e geladeiras já existentes.
Boa surpresa também é saber que um projeto bem pensado (e bonito) como esse surgiu como trabalho de faculdade do designer Andrew Seunghyun Kim. Será que a Coca Cola teria interesse em investir nesse tipo de mudança?
A batalha do Google contra a Apple só está piorando. Enquanto Steve Jobs se isola, o pessoal de Mountain View começa a fazer alianças estratégicas e incômodas.
A primeira empresa a migrar para o lado do buscador é bem conhecida pelos applemaníacos. Por anos a fio, a Adobe foi uma das principais apoiadoras da Apple. Ninguém pode desprezar o papel que aplicativos como o Photoshop tiveram para transformar os Macs em referência no mundo dos designers e artistas gráficos. Jobs entrou com o hardware, a Adobe fabricou o software.
Só que a parceria começou a azedar por causa do iPhone. No texto da licença do kit de desenvolvimento de aplicativos para a versão 4.0 do iPhone OS, a Apple deixou claro que programas com Flash estão proibidos. Jobs simplesmente não quer os camaradas da Adobe na jogada. Dá para entender: um software capaz de rodar em múltiplas plataformas de smartphone tiraria a importância da App Store e reduziria a necessidade de se ter o iPhone. Está fora de questão e pronto.
A decisão provocou a ira de funcionários da Adobe. Muitos falam em retaliação, enquanto outros dizem que não vão usar mais produtos da Apple. Embora a revolta tenha crescido nos últimos dias e se multiplicado por blogs e redes sociais, Jobs não deu qualquer atenção aos protestos. Isso só fez a raiva dos desenvolvedores crescer.
O Google, de olho no futuro, começou a afagar a Adobe antes mesmo de a discórdia surgir. Semanas atrás, versões de desenvolvimento do navegador Chrome começaram a permitir integração com o Flash. E um plug-in suportará nativamente o PDF. É o começo de uma grande amizade, que passará pela criação de aplicativos em Flash para Android e culminará na sua presença em dispositivos com o Chrome OS. Tarde demais para se arrepender, Jobs.