sábado, 8 de dezembro de 2012

Cruzamento

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Novas Profissões em Alta 30 - 30


Oli Scarff/Getty Images
30 - Curador de arte

Por que é uma boa? O mercado de arte no Brasil está cada vez mais dinâmico e complexo, o que faz com que cresça a demanda por gente qualificada. A exportação de obras de arte cresceu 500% de 2005 a 2010, movimentando 10 milhões de dólares. O número de galerias no país tem aumentado, assim como a quantidade de institutos e centros culturais ligados às grandes empresas, fundações e governos. O profissional que o mercado procura precisa entender tanto de arte como de seu mercado, assim como ter conhecimento sobre curadoria e administração.

Perspectiva: O salário inicial é baixos, na casa de 2 000 reais, com possibilidade de chegar a 20 000 reais.

Bom para quem: Para profissionais que já trabalham no setor — produtor cultural, galerista — ou com formação em arquitetura, filosofia, artes, museologia e administração.

Preparação: Caso você seja graduado em cursos ligados diretamente às artes, faça uma pós em administração. É preciso entender de logística e negociação. Se já for gestor, aprofunde seus conhecimentos em arte.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Novas Profissões em Alta 29 - 30


Lia Lubambo/ Você SA
29 - Farmacoeconomista

Por que é uma boa? Esse profissional estuda e analisa os custos com o uso de medicamentos para os sistemas de saúde e para a sociedade, englobando todos os aspectos econômicos envolvidos. É ele quem precifica os remédios lançados pelos laboratórios farmacêuticos e negocia a compra deles pelo governo, por exemplo. Também pode atuar em hospitais. A demanda vai acompanhar necessidade de gestão dos altos custos do sistema de saúde no Brasil.

Perspectivas: Demanda para laboratórios e a tendência é que os planos de saúde também passem a contratar. Salário de 8 000 a 11 000 reais.

Bom para quem: Economistas, farmacêuticos, médicos, administradores e profissionais com experiência em gestão de hospitais, planos de saúde e empresas farmacêuticas.

Preparação: É necessária visão financeira, mas também do medicamento. Na pós-graduação, cursos como os de gestão hospitalar e atenção farmacêutica naturalmente abordam esse tema.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Novas Profissões em Alta 28 - 30


Getty Images/Pool
28 - Consultor de sucessão

Por que é uma boa? O Brasil passa por um momento de consolidação de muitas companhias familiares, fundadas nas décadas de 1960 e 1970, e que agora precisam de uma gestão mais profissional. Essa transição, no entanto, não é fácil. Não são raros os casos de empresas muito bem-sucedidas que faliram quando o fundador deixou a presidência. Para ajudar nesse momento, entra em cena o consultor de sucessão. Ele tem como objetivo dar continuidade ao empreendimento familiar.

Perspectivas: De um salário inicial de 3 500 reais, a remuneração pode passar de 20 000 reais, em grandes projetos.

Bom para quem: Profissionais que já trabalham em empresa familiar com cargos de confiança ou para pessoas que querem ser consultoras externas.

Preparação: O consultor de sucessão está focado na administração do processo, por isso pode pensar em uma especialização de gestão. Existe um curso de administração na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul focado em gestão de empreendedorismo e sucessão.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Novas Profissões em Alta 27 - 30


Reprodução
27 - Desenvolvedor de web móvel

Por que é uma boa? O mercado de tecnologia, principalmente o de telecomunicação, tem uma demanda grande por dispositivos móveis. Esse profissional desenvolve programas de interfaces e aplicativos para comércio e marketing eletrônico, trabalhando com computação móvel, redes sem fio e sistemas.

Perspectiva: Salário inicial de 6 000 reais. Com três anos de carreira, o salário chega a 10 000 reais.

Bom para quem: Interessados em desenvolver dispositivos e redes.

Preparação: Domínio da língua inglesa. Cursos de nível técnico superior podem encurtar a transição.