terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Matrix

Marco na literatura cyberpunk, obra inspirou até o filme Matrix

Por Stella Dauer

Capa da edição brasileira, feita pelo artista de rua Titi Freak

Capa da edição brasileira, feita pelo artista de rua Titi Freak

Quem já assistiu a trilogia Matrix, dos irmãos Wachowski, pode até pensar que o enredo e a ambientação tecnológica é recente. Muito do argumento deles, entretanto, é baseado no livro cyberpunk Neuromancer de William Gibson, que acaba de completar 25 anos.

A notícia é do site Slashdot. A história, originalmente publicada em 1984, se passa nos Estados Unidos, em uma realidade hiper-futurista. O principal personagem é Case, um hacker que se deu mal após tentar roubar seus patrões. Depois, não consegue mais acessar a Matrix (uma rede mundial de computadores) por causa de micro-toxinas inseridas em seu cérebro. É encontrado por Molly, uma mulher que possui estranhos implantes no lugar dos olhos e que o leva para conhecer um ex-oficial das Forças Especiais que promete restaurar seu acesso à Matrix e salvar sua vida em troca do cumprimento de uma missão com objetivos obscuros. A aventura envolve o mundo virtual, invasões de sistemas e muitas relações de humanos com máquinas.

O site Switched discorre sobre o quanto o livro conseguiu prever com bastante precisão a respeito do nosso mundo atual, do ponto de vista tecnológico, político e social. O fato de ter inspirado a trilogia Matrix mostra que continua atual e relevante. A grande rede ficional é retratada de forma tão semelhante à web que temos hoje, tanto na apresentação como no uso, que o site PC World sugere que seu projeto tenha sido influenciado pelo livro.

Porém, seus conceitos tridimensionais de cyberespaço só podem ser fracamente refletidos em sites como o Second Life, afirma o Switched. Outro aprimoramento tecnológico que ainda não está tão próximo de ser conseguido é a implantação de chips diretamente na cabeça através de um plug, os "microsofts", que aumentam habilidades e conhecimentos de seus usuários.

Outras tecnologias apresentadas por Gibson no livro podem estar a caminho. O autor fala sobre o "simstim", habilidade que permite a consciência de duas pessoas ocuparem um mesmo corpo e também o surfe pela internet através de um plug no cérebro. A inteligência artificial ganha um poder muito maior em Neuromancer do que temos na vida real, hoje. Um exemplo é o caso do hacker McCoy Pauley, que mesmo após sua morte tem seu cérebro acessado por algumas pessoas e copiado para a rede, transformado em indivíduo vivo apenas na rede, um chamado "construct" por Gibson.

Point and click no cyberespaço. Adventure cerebral de baixa resolução, para DOS.

Point and click no cyberespaço. Adventure cerebral de baixa resolução, para DOS.

Além de Matrix, outros dois filmes foram baseados na história que cunhou o termo "cyberespaço", "Estranhos Prazeres", com Ralph Fiennes e Juliette Lewis e "Hackers – Piratas de computador", esse último com Angelina Jolie. Um jogo para PC também foi lançado em 1988, publicado pela Interplay Productions. O título chegou a ser cogitado para ir para as telonas, e inicialmente os planos ficaram apenas no papel por muitos anos, até ser parcialmente adaptado na trilogia Matrix. Todavia, o site especializado em filmes IMDB especula que Neuromancer deve começar a ser rodado em 2011, e aposta em Liv Tyler no elenco.

O jogo é hoje um abandonware – literalmente, software abandonado e, portanto, em domínio público. Funciona em MS-DOS e pode ser encontrado no atalho http://tinyurl.com/rxu8aj. Usuários de Windows e Linux podem usar o emulador DOSBox (dosbox.com) para rodá-lo. Uma graphic novel sobre o livro está disponível pelo atalho http://tinyurl.com/qplctd

www.geek.com.br

Carregador sem fio!!! será?

Carregador sem fio de celulares e gadgets finalmente chega ao mercado

Postado por Das Übergeek - em 10/08/2009 17:29
Blog: ÜberGeek

Karmômetro (?)

tende a neutro
adicionar comentário Comment

Há apenas um ano, produto era apenas especulação

Por Bianca Hayashi

A Powermat, companhia especializada em tecnologia wireless, lançará em outubro um recarregador de bateria de iPods, iPhones, Blackberrys, PSPs e Nintendo Dsi que não precise de conectores para fazer seu trabalho. Outros celulares e gadgets devem também funcionar com o carregador.

O produto custará 70 libras (cerca de R$ 213 reais) e virá com complementos e novas capas para os eletrônicos de forma que tudo o que o usuário precise fazer é colocar o aparelho sobre o recarregador para que ele comece a funcionar. Quando a bateria está cheia, o aparelho entra em modo stand by, sendo mais econômico e eficiente do que os carregadores comuns.

Vale lembrar que, há apenas um ano, especulava-se sobre a aplicação comercial dessas tecnologias, mas ainda não se sabia ao certo quando chegariam ao mercado.

Será lançada também uma versão móvel do recarregador, ainda sem preço definido. Para os iPhones, a Powermat venderá capas de silicone para serem usadas com o recarregador, que custarão 35 libras. A empresa estará presente na CES 2010, com zonas de recarregamento de bateria de MacBooks e iPhones e sincronização sem fio entre os dois produtos.

www.geek.com.br

Ótima ideia

Banco Imobiliário virtual usa Google Maps como tabuleiro

Postado por Das Übergeek - em 09/09/2009 02:51
Blog: ÜberGeek

Karmômetro (?)

tende a bom
adicionar comentário Comment

Monopoly City Streets é parceria entre Google e Hasbro; jogadores poderão criar casas e hotéis com o Google Sketchup

Uma parceria da Google com a fabricante de brinquedos Hasbro resultou em um novo jogo virtual, o Monopoly City Streets. O jogo reúne o famoso Banco Imobiliário e o serviço Google Maps, que será usado como tabuleiro.

O game é derivado do Monopoly, jogo de tabuleiro criado em 1935 nos Estados Unidos e hoje controlado pela Hasbro. Nele, os participantes precisam comprar e vender imóveis para amealhar fortuna e "quebrar" os adversários. No Brasil, um derivado do Monopoly, o Banco Imobiliário, ainda hoje é fabricado pela Estrela – embora a Hasbro recentemente tenha começado a vender sua própria versão aqui, sob o nome original.

A grande novidade da versão virtual é que, além do óbvio recurso de se jogar pela internet, o tabuleiro será baseado na plataforma Google Maps. Os criadores informaram no blog do jogo que estão promovendo um concurso para a criação dos modelos 3D a serem utilizados como "casas" e "hotéis" no jogo. Os modelos têm que ser criados com o Google SketchUp e cadastrados em um site específico.

O game será lançado hoje, 9 de setembro, pelo site oficial: www.monopolycitystreets.com. No site também há informações sobre o concurso.

www.geek.com.br

Novidades

3M anuncia tecnologia que dispensa uso de óculos para projeções 3D

Postado por Das Übergeek - em 08/10/2009 03:29
Blog: ÜberGeek

Karmômetro (?)

tende a ruim
adicionar comentário Comment

A empresa prevê que a tecnologia será usada para jogos e aplicativos de celular.

Por Luciana Alves

A 3M desenvolveu uma nova tecnologia que permite a visualização de imagens tridimensionais em aparelhos celular sem a necessidade de uso de óculos 3D. Segundo o site CNET, a novidade está numa película especial que é colocada atrás da tela LCD dos aparelhos.

A nova película ótica da 3M direciona a projeção das imagens direita e esquerda da tela para os olhos do espectador, possibilitando a visualização da imagem 3D sem os óculos especiais.

A nova película ótica da 3M direciona a projeção das imagens direita e esquerda da tela para os olhos do espectador, possibilitando a visualização da imagem 3D sem os óculos especiais.

Na técnica de projeção 3D tradicional, utilizada em monitores, TVs e cinemas 3D de última geração, são apresentadas, em seqüência e alternativamente, as imagens esquerda e direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a velocidade de substituição dos quadros torna imperceptível o truque.

Na nova tecnologia criada pela 3M, a película especial é posta na unidade de backlight, na parte de trás da tela de LCD do aparelho, e são usadas duas linhas de LEDs para projetar imagens à esquerda e à direita, uma depois da outra nos olhos do usuário. Como a tecnologia focaliza cada olho, não é necessário o uso dos óculos especiais.

Segundo o Diretor da Divisão de Sistemas Ópticos, Erik Jostes, a tecnologia não traz prejuízos para o brilho nem a resolução da projeção. "A imagem pode ser exibida tanto no modo 3D quanto no 2D, sem comprometimento da qualidade de exibição original", garantiu Jostes.

A tecnologia funciona em displays a partir de 9 polegadas e a empresa prevê que ela seja usada para jogos e outras aplicações para um só usuário. Ela requer um painel LCD e opera a uma freqüência de 120Hz (a maioria dos monitores e televisores opera a 60Hz, mas para assistir a um vídeo em 3D, ele deve ser exibido com o dobro da frequencia, de maneira que cada lado da tela crie duas perspectivas para cada quadro).

Como a instalação da película para 3D é quase idêntica à dos filmes plásticos atualmente usados nos painéis atuais, a 3M presume que ela possa ser facilmente integrada ao módulo de backlight dos aparelhos na linha de montagem.

A nova película 3D será mostrada ao público na Korea Electronics Show (www.kes.org) na próxima semana. Ela já está sendo usada em um dispositivo celular na Ásia, segundo Jostes, embora não revele qual. Ele diz ainda que o produto já está sendo produzido em pequena escala e deve aparecer nos Estados Unidos em breve. Não há previsão para lançamento na América Latina.

www.geek.com.br

Tecnologia

.:: Principais diferenças entre os Core i5 e Core i7 ::.

Postado por Cleiton Antonio de Almeida Silva em 13/10/2009 11:58
Blog: .:: Cleiton Technology ::.

Karmômetro (?)

tende a bom
adicionar comentário Comment
Core i5 versus Core i7

Core i5 versus Core i7

No dia 8 de setembro a Intel lançou seu processador soquete LGA 1156, juntamente com o chipset P55. Os primeiros processadores baseados nessa arquitetura são os Core i5-750 (2,66GHz), o Core i7-860(2,80GHz) e o Core i7-870(2,93GHz), todos baseados no nucleo "Lynnfield". Lembrando que os primeiros Core i7 eram baseados no nucleo "Bloomfield". Mas o que muda dos Core i5 para o Core i7 ?

Bom primeiramente temos mudanças no soquete usado por cada um. No caso dos Lynnfield (ou seja os Core i5, e Core i7-8xx) temos o uso do soquete LGA 1156, enquanto que no Bloomfield temos o uso do LGA 1366.

Primeiro o 1366, depois o 1156:

LGA1156

LGA1156

LGA 1366

LGA 1366

Diferenças no tamanho do processador:
da esquerda para a direita: Core i7-9xx, Core i5-8xx e um processador soquete LGA775

Chiptrioback

Chiptrioback

Chiptrio

Chiptrio

Quanto ao controlador de memoria DDR3 ambos usam um controlador integrado ao processador, assim como nos processadores AMD (Athlon 64 lançados em 2003). A diferença aqui é na quantidade de canais que cada um consegue suportar. Os Core i7-9xx (os primeiros) suportam três canais enquanto que o Core i5 suporta apenas 2 canais. O que isso significa ? Significa que o Core i5 acessa apenas dois pentes de memoria ao mesmo tempo, enquanto o outro acessa 1 pente a mais ao mesmo tempo. Isso gera uma grande diferença de desempenho… Consequentemente tambem temos diferenças nos preços sendo o Core i5 mais barato (lógico !!!).

Outra diferença entre o Core i7 soquete 1366 e o novo Core i7 soquete 1156 e o Core i5 é que os processadores Core i7 já lançados (Core i7-920, Core i7-940, Core i7-950, Core i7-965 e Core i7-975) suportam oficialmente memórias DDR3 até DDR3-1066/PC3-8500, enquanto que os processadores baseados no novo soquete 1156 suportam memórias DDR3 até DDR3-1333/PC3-10600.

Outra diferença super importante entre estas duas categorias de processadores seria que o Core i5 vem com um controlador PCI Express 2.0 x16 embutido. Ou seja a placa de video PCI-Express será capaz de conversar diretamente com o processador sem ter de falar primeiro com o chipset. Issu da uma grande vantagem para o Core i5 no quesito processamento gráfico.

Processadores Core i7 usam um barramento chamado QPI para se comunicarem com o chipset, enquanto que os Core i5 usam o barramento DMI que oferece uma taxa de transferência máxima teórica de 2 GB/s, contra 4,8 GB/s ou 6,4 GB/s do QPI. Uma observação importante que não foi dita antes é que se os processadores estão vindo com controlador de memoria embutido, eles acabm dispensando o uso de chipset dividido em norte e sul. Agora as placas-mãe tem chipset em apenas um chip, ja que agora o processador possui acesso direto a memoria.

Outro detalhe é que os processadores Core i7-9xx possuem a tecnologia HT que permite a emulação de dois nucleos lógicos em apenas um fisico (tecnologia que foi usada nos Pentium 4). Aos olhos do sistema operacional os 4 nucleos do processador será 8 nucleos.

Uma tecnologia já introduzida nos Bloomfield, vem agora com muito mais agressividade nos Lynnfield: o TurboBoost. Para os que não conhecem essa tecnologia trata-se de uma espécie de sensor que detecta quando nucleos do processador estam ociosos e trata de aumentar a frequencia dos nucleos ativos. Claro que ele não só leva em consideração o numero de nucleos ociosos, como tambem a temperatura do processador… Mas continuando por que muito mais agressivo no Lynnfield ?
Porque enquanto no Core i7-9xx tinha um aumento de apenas 133 MHz, no Lynnfield ele é capaz de aumentar a frequência do processador em até 666 MHz, de acordo com o número de cores ativos.

Ex: um Core i5 a 2.66 GHz pode subir a 2.8 GHz
um Core i7-860 a 2.8 GHz pode subir para 2.93 GHz com 4 ou 3 núcleos, 3.33 GHz com 2 núcleos e 3.46 GHz com apenas um núcleo. Fantastic ?

Com isso será comum vermos computadores baseados nesta arquitetura (Core i5 ou i7), com configuração semelhante e com desempenho diferentes, afinal o desempenho final depende da temperatura do processador e do numero de nucleos ativos. Coolers melhores com certeza aumentará o desempenho do PC.

Enfim temos muitas outras diferenças, sendo estas as principais.
Qualquer novidade sobre estes processadores estaremos abordando em outros posts…

Fonte: http://cleiton-tech.blogspot.com/2009/10/diferencas-core-i5-x-core-i7.html

Coisas diferentes...

Japonês se casa com personagem de jogo do Nintendo DS

Postado por Matheus Gonçalves em 26/11/2009 10:33
Blog: FATOR GEEK

Karmômetro (?)

excelente
adicionar comentário Comment

Cerimônia festejada em evento de tecnologia contou inclusive com a presença de um padre.

Por Matheus Gonçalves

Um geek japonês, frustrado com a dificuldade em se relacionar com as meninas, resolveu seu problema se casando com sua personagem favorita de um jogo do portátil da Nintendo, com direito a "eu aceito" e "pode beijar a noiva".

De acordo com o caderno de games do The Sydney Morning Herald, o garoto, conhecido apenas pelo apelido SAL9000, se apaixonou por uma garota virtual do jogo Love Plus, uma espécie de "simulador do amor".

A lua de mel em Guam. No detalhe, Nene Anegasaki. (Créditos: Sal9000/BoingBoing.net).

A lua de mel em Guam. No detalhe, Nene Anegasaki. ( Créditos: Sal9000/BoingBoing.net).

O título, que se tornou bastante popular na subcultura nerd do Japão, convida os jogadores a escolher uma pretendente virtual. Os garotos são desafiados então a conquistar a personagem e exercer funções de namorado, como dizer "eu te amo" 100 vezes.

Os mais sortudos ainda conseguem a oportunidade de beijar suas namoradas, literalmente encostando os lábios na tela sensível ao toque do DS.

Segundo o site TGDaily, SAL9000 começou a cortejar a "moça", identificada como Nene Anegasaki, e sentiu-se compelido pelos seus sentimentos a levar a relação a algo mais sério.

Neste último fim de semana, SAL9000 e Anegasaki se casaram em um evento de tecnologia de Tóquio, contando com a presença de amigos e convidados, discursos, fotos do casal, marcha nupcial, arremesso de buquê e a aprovação de um padre, embora sem qualquer validade legal.

A cerimônia toda foi transmitida ao vivo por streaming de vídeo através de um site japonês de compartilhamento, do qual SAL9000 é um membro importante.

A lua de mel aconteceu antes do evento, quando o garoto levou sua "noiva" para uma viagem romântica à Ilha de Guam.

SAL9000 se incomodou com a reação de alguns conhecidos. "Algumas pessoas têm demonstrado dúvidas a respeito das minhas ações. Mas no fim, isso é realmente apenas sobre nós dois, como marido e mulher. Enquanto nós dois pudermos criar um lar feliz, eu tenho certeza que qualquer desconfiança sobre isso pode ser superada." – revelou.

Durante o casamento, que pode ser visto em um vídeo a partir do link bit.ly/marrieDS, a noiva disse "eu aceito", com "ajuda" do garoto, seguido por um beijo. A família da noiva não pôde ser encontrada. Talvez eles sejam contra o matrimônio.