sábado, 10 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 5 - 30


Stock.xchng
5 - Matemático

Por que é uma boa? No setor financeiro, matemáticos podem ser uma alternativa a engenheiros nas áreas de risco e modelagem financeira. A matemática aplicada é bastante requisitada pelo mercado de TI para trabalhar modelos que vão desde a elaboração de software até o entendimento de como a informação é disseminada na web hoje em dia. Departamentos de inovação de organizações que desenvolvem pesquisas em TI também contratam matemáticos.

Perspectivas: Em bancos, o salário varia de 8 000 a 14 000 reais.

Bom para quem: Profissionais com aptidão para trabalhar com conceitos matemáticos complexos.

Preparação: Graduação ou pós na área de matemática aplicada. Vai ter menos dificuldade de adaptação em TI a pessoa que já possui alguma experiência com programação
.


sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 4 - 30


Divulgação
4 - Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho e educação continuada

Por que é uma boa? Em nome da competitividade, as empresas estão tendo de assumir a responsabilidade por manter seus funcionários atualizados. o coordenador de educação continuada será o responsável, dentro das companhias, por gerenciar programas de qualificação em nível avançado. A função exige maior conhecimento estratégico que o atual responsável por treinamento.

Perspectivas: os salários vão de 7 000 a 12 000 reais.

Bom para quem: Profissionais de RH, educadores e administradores.

Preparação: Conhecimentos de Ti, capacidade de formatar programas, experiência em gestão de pessoas, especialização em educação, prática em orientação de carreira.




quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 3 - 30


Valter Campanato/ABr
3 - Especialista em recuperação de áreas urbanas degradadas

Por que é uma boa? A preocupação com os impactos gerados no meio ambiente pelas ocupações urbanas tem sido cada vez maior, o que causa uma busca de especialistas em restauração das áreas degradadas. Os recrutadores são construtoras, empresas de projeto, consultorias e instituições públicas ligadas a obras de infraestrutura. Há demanda por pessoas capazes de elaborar planos de recuperação desses ambientes urbanos, principalmente nas grandes cidades que carecem de planejamento.

Perspectivas: Já existe uma demanda média. A consultoria de recrutamento Michael Page vê uma tendência de demanda maior. Salário de 10 000 a 15 000 reais para o profissional com pelo menos cinco anos de experiência.

Bom para quem: Engenheiros, arquitetos, geógrafos, cientistas sociais, projetistas e biólogos.

Preparação: Formação em ciências biológicas, urbanismo, ecologia, engenharia ambiental e geografia facilitam a inserção no ramo. A pós é recomendada para quem é de fora.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 2 - 30


Oscar Cabral
2 - Tecnólogo e engenheiro de petróleo e gás

Por que é uma boa? Aumentaram as possibilidades de trabalho na cadeia produtiva de petróleo e gás nos últimos anos com os projetos de exploração do pré-sal. o setor deve gerar 1,7 milhão de empregos até 2020. É uma carreira que possibilita atuar nas áreas de exploração, perfuração e produção e nos segmentos de processamento, distribuição, comercialização e transporte.

Perspectivas: os salários vão de 15 000 a 20 000 reais para quem tem mais de sete anos de mercado.

Bom para quem: Pessoas que já tenham alguma formação relacionada a essa indústria, como geógrafo, geólogo e engenheiros. a formação técnica exige bastante especialização. Também há oportunidades para administradores que lidam com contratos, profissionais de avaliação ambiental, de análise de risco ambiental e de sistemas de informação.

Preparação: Varia conforme a área de atuação. Há vários cursos tecnológicos de dois anos e de pós-graduação que formam o profissional para essa indústria. uma fonte de informações sobre qualificação na área é o site do Programa de Mobilização da indústria de Petróleo e Gás natural (www.prominp.com.br).



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Novas Profissões em Alta 1 - 30


Stock.xchng
1 - Administrador público


Por que é uma boa? Há um grupo crescente de instituições privadas que participam da gestão pública. Essas instituições precisam de administradores. Estamos falando de fundações empresariais que atuam em meio ambiente, cultura e educação, e empresas de serviços de concessão pública. Há também organismos internacionais e ONGs. no funcionalismo público, os governos federal e estadual estão criando planos de carreira mais robustos, com salários melhores. Estima- se que nos próximos dez anos somente a administração federal vá contratar 10 000 funcionários. as fundações empresariais já estão recrutando 200 administradores por ano.


Perspectivas: o salário varia entre 10 000 e 20 000 reais.


Bom para quem: Pessoas que trabalham ou já passaram por alguma instituição pública ou têm experiência internacional. Exige perfil dinâmico e interesse em desenvolver uma gestão pública eficiente.


Preparação: Há 40 cursos de graduação e pós em gestão pública no Brasil.