terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Matrix

Marco na literatura cyberpunk, obra inspirou até o filme Matrix

Por Stella Dauer

Capa da edição brasileira, feita pelo artista de rua Titi Freak

Capa da edição brasileira, feita pelo artista de rua Titi Freak

Quem já assistiu a trilogia Matrix, dos irmãos Wachowski, pode até pensar que o enredo e a ambientação tecnológica é recente. Muito do argumento deles, entretanto, é baseado no livro cyberpunk Neuromancer de William Gibson, que acaba de completar 25 anos.

A notícia é do site Slashdot. A história, originalmente publicada em 1984, se passa nos Estados Unidos, em uma realidade hiper-futurista. O principal personagem é Case, um hacker que se deu mal após tentar roubar seus patrões. Depois, não consegue mais acessar a Matrix (uma rede mundial de computadores) por causa de micro-toxinas inseridas em seu cérebro. É encontrado por Molly, uma mulher que possui estranhos implantes no lugar dos olhos e que o leva para conhecer um ex-oficial das Forças Especiais que promete restaurar seu acesso à Matrix e salvar sua vida em troca do cumprimento de uma missão com objetivos obscuros. A aventura envolve o mundo virtual, invasões de sistemas e muitas relações de humanos com máquinas.

O site Switched discorre sobre o quanto o livro conseguiu prever com bastante precisão a respeito do nosso mundo atual, do ponto de vista tecnológico, político e social. O fato de ter inspirado a trilogia Matrix mostra que continua atual e relevante. A grande rede ficional é retratada de forma tão semelhante à web que temos hoje, tanto na apresentação como no uso, que o site PC World sugere que seu projeto tenha sido influenciado pelo livro.

Porém, seus conceitos tridimensionais de cyberespaço só podem ser fracamente refletidos em sites como o Second Life, afirma o Switched. Outro aprimoramento tecnológico que ainda não está tão próximo de ser conseguido é a implantação de chips diretamente na cabeça através de um plug, os "microsofts", que aumentam habilidades e conhecimentos de seus usuários.

Outras tecnologias apresentadas por Gibson no livro podem estar a caminho. O autor fala sobre o "simstim", habilidade que permite a consciência de duas pessoas ocuparem um mesmo corpo e também o surfe pela internet através de um plug no cérebro. A inteligência artificial ganha um poder muito maior em Neuromancer do que temos na vida real, hoje. Um exemplo é o caso do hacker McCoy Pauley, que mesmo após sua morte tem seu cérebro acessado por algumas pessoas e copiado para a rede, transformado em indivíduo vivo apenas na rede, um chamado "construct" por Gibson.

Point and click no cyberespaço. Adventure cerebral de baixa resolução, para DOS.

Point and click no cyberespaço. Adventure cerebral de baixa resolução, para DOS.

Além de Matrix, outros dois filmes foram baseados na história que cunhou o termo "cyberespaço", "Estranhos Prazeres", com Ralph Fiennes e Juliette Lewis e "Hackers – Piratas de computador", esse último com Angelina Jolie. Um jogo para PC também foi lançado em 1988, publicado pela Interplay Productions. O título chegou a ser cogitado para ir para as telonas, e inicialmente os planos ficaram apenas no papel por muitos anos, até ser parcialmente adaptado na trilogia Matrix. Todavia, o site especializado em filmes IMDB especula que Neuromancer deve começar a ser rodado em 2011, e aposta em Liv Tyler no elenco.

O jogo é hoje um abandonware – literalmente, software abandonado e, portanto, em domínio público. Funciona em MS-DOS e pode ser encontrado no atalho http://tinyurl.com/rxu8aj. Usuários de Windows e Linux podem usar o emulador DOSBox (dosbox.com) para rodá-lo. Uma graphic novel sobre o livro está disponível pelo atalho http://tinyurl.com/qplctd

www.geek.com.br

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